01 setembro 2014

Blogs: Ferramentas para ser um blogueiro




(Esse post foi postado originalmente no meu antigo blog, mas como ele estava bom decidi reposta-lo.)
  Você pensou bem e decidiu criar um blog. Ok, mas você tem as ferramentas necessárias para isso?
  Ter um blog é como ter uma profissão: você precisar ter as ferramentas certas para as coisas funcionarem como devem. Logo abaixo se encontra uma lista das ferramentas que não deve faltar para você se tornar um blogueiro.

Computador, notebook, tablet (Essencial)



  Este é meio óbvio. Se você tem ou pretende criar um blog é essencial que tenha tempo e dedicação e é muito mais comodo ter um computador próprio. Claro que você pode usar o de outra pessoa ou o de uma lan house, mas vamos combinar que é bem melhor usar uma coisa da gente. Além de poder instalar alguns programas que fazem toda diferença na hora de blogar. O mais usado é o PC ou MAC, pois geralmente possui mais recursos que os tablets e outros dispositivos portáteis.
  Os notebooks possuem vantagem por ser portátil, assim você pode fazer suas postagens de qualquer lugar desde que tenha acesso a internet. Eu mesma uso o meu notebook e não vejo diferença de um PC. Guardo o que preciso nele, tenho programas para edição de textos e imagens, enfim, tudo o que preciso para manter um blog atualizado e com qualidade.
  Os tablets e dispositivos androids hoje em dia já possuem aplicativos para fazer postagem em blogs, facilitando a vida de quem faz tudo correndo. Não é exatamente essencial,  mas também possuem a portabilidade dos notbooks além de ser mais dinâmico simples de se usar.

Caderno
Quem me dera meu caderno fosse arrumadinho assim....
  Você não passa 24 horas no computador, não é? Então nada melhor do que anotar tudo o que acontece no seu blog em um caderno para ficar sempre ao seu alcance. Ideias para postagens, horários, datas, lembretes, escreva tudo o que você tem que você precisar para manter seu blog organizado. Eu tinha dois ou três cadernos espalhados pela casa, antes de comprar um de 10 matérias para deixar tudo organizadinho. Por experiência própria digo que é bem útil, pois nem sempre você está com um PC a disposição para escrever sua postagem, e não pense que vai lembrar depois, porque não vai. Eu também os uso para fazer um rascunho das postagens, assim quando for passar para o PC eu aproveito para revisar e melhorar o que precisar. Admito que eu não mantenho tão organizado quanto deveria, mas ajuda e facilita bastante minha vida.

Corretor Ortográfico


  Ninguém gosta de ler um blog cheio de erros de português e você também não é um mestre da linguá portuguesa, certo? Ninguém é perfeito, mas podemos dar o nome melhor para chegar o mais perto disso. Mas como corrigir todos os meus erros ortográfico? Tenho que ter um dicionario o tempo todo do meu lado? Felizmente temos a tecnologia ao nosso favor. Os corretores ortográficos são uns dos melhores amigos que um blogueiro pode ter. Ele corrige todos aqueles erros que passam despercebidos acabam de vez com duvidas como: é com dois s's, é com dois r's, essa palavra tem acento? 
  Você pode usar desde o word (do Windows) até o próprio corretor do blog.
  Claro que você não vai ficar preso apenas nisso, há coisas que nem os corretores ortográficos podem fazer. Antes de postar leio seu texto atentamente para ver se está coerente, se tem alguma palavra faltando e coisas do tipo.


Editores de Imagens


  Ter boas ilustrações na sua postagem fazem tanta diferença quanto ter uma boa escrita. Se temos os corretores ortográficos para o texto temos os editores de imagens para nossas ilustrações. Eles possuem ferramentas não só para corrigir, mas também para dar aquele tchã a mais nas suas ilustrações de postagem. Você pode escolher um online ou baixar um no seu computador. Eu prefiro os baixados, pois muitas vezes possuem mais recursos que os onlines, mas se você quer apenas ter um para fazer o básico tanto faz se seja online ou baixado.

Pen Drive ou HD Externo


  Os dois servem como uma fonte de armazenagem. São pequenosleves e muito úteis para nos blogueiros que não podemos guardar tudo nas nuvens, pois nem sempre temos acesso a elas. Como ainda não é possível guardar tudo on-line fazemos uso de mídias físicas16GB são suficiente para guardar arquivos programas uteis, você pode usar mais ou menos dependendo da sua necessidade. Se está com pouco dinheiro invista em um pen drive que é mais barato e em alguns casos estão sendo dados até de brinde. Agora se você já tem mais um pouco de dinheiro invista em um HD que além de ajudar com o blog pode ser bem útil na vida pessoal.

E-mail para Contato


  Você tem um blog lindo, escreve postagens incríveis e quando alguém quer te elogiar ele não tem como entrar em contato? Acho que tem alguma coisa errada ai.
 "Ah, mas eu já tenho o email com que criei o blog". Ok, você tem, mas ele é ativo? Não adianta criar um email e não checa-lo periodicamente. Não precisa ser todo santo dia, mas umas duas ou três vezes por semana já está bom.
  Além de manter contato com o publico ele também pode te manter atualizado, podendo receber alerta de novos comentários, novas postagens de seu blog favorito quando você assina o Feed dele entre outras coisas.
  Para você que sonha em fazer parceria com empresas isso é essencial.

Redes Sociais


  Duvido muito que tenha alguém por aqui que não gosta de redes sociais,  e mesmo que apareça alguém que não goste, ninguém pode negar que elas são uma ótima fonte de divulgação de contato com seus leitores.
  As mais usadas hoje são: o facebook, o queridinho que todo mundo tem; tumblr, um mini blog para os mais seletos e o twitter, o perfil dos descolados e atualizados. As redes sociais são ótimas para atrair novos leitores já que alcançam todo tipo de pessoa. As vezes elas nem leem blogs por não terem o costume de visita-los, mas se você levar o seu blog a eles pode conseguir seguidores fiéis.


  Essas são algumas ferramentas que você deve ter para ter um blog, mas lembre-se: para ter um blog de sucesso é preciso acima de tudo ter dedicação, propriedade do que escreve e amor pelo que faz. Espero que tenham gostado das dicas.

  Quais são as ferramentas que você usa? Acho que faltou alguma? Comente e ajude o blog a melhorar sempre.

26 comentários:

  1. Eu não ando com caderno, mas sempre que tenho alguma ideia para o blog eu escrevo uma mensagem e salvo como rascunho.
    Redes sociais eu não gosto muito, pois não sei me socializar pela internet e tenho pânico de falar com alguém online, sei que isso é estranho rsrs Mas realmente é uma ótima forma de divulgar o blog, mas como não sou nada sociável isso nunca deu muito certo comigo xd
    Blog || Aishiteru em Contos ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é anotar sempre, assim não nos perdemos.
      rsrsrsrsrsrsrs eu coloquei as redes sociais mais pelas questões práticas, mas também não uso muito. Sou um pouco antisocial de rede social que nem você rsrsrsrsrsrsrsrs.

      Excluir
  2. Adorei as dicas. Uso quase todas, haha. Com uma atualização que eu vou fazer trarei mais e mais dessas coisas para o blog.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e se preocupa em melhorar sua blog sempre :)

      Excluir
  3. Adorei a postagem :o Listou realmente coisas que são necessárias para qualquer blogueiro que quer levar o hobby a sério e eu fiquei radiante quando vi que eu tenho todos os itens u-u (até o caderninho, por mais feio e desorganizado que esteja kkkk).

    Beijos & Hugs,
    | Blog Soqnunca |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, acertei rsrsrsrsrs. Sei como é, por mais que a gente tente, é difícil manter o caderno organizado. A imaginação voa demais kkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Cara, lendo isso eu me toquei de como nós, blogueiras e blogueiros, temos que ter tempo. Checar e-mail, editar ilustrações, procurar um assunto plausível... tudo leva tempo e dedicação.
    Mas sobre a postagem, tu listou tudo que nós precisamos. Eu tenho tudo daí, apesar de não usar muito o editor e, apesar de ter comprado e organizado um caderninho, ele está abandonado na minha cômoda huehue sou o tipo de pessoa que quanto mais se organiza, mais confusa fica x_x Sobre o e-mail, foi a parte que mais concordei, além de que agora nós podemos administrar os comentários pelo e-mail. Geralmente eu levo meu tablet comigo para onde vou e de qualquer lugar eu posso aceitar os comentários que vão chegando *--* É realmente útil.
    Adorei a postagem, viu? ^^

    Com carinho, Essie || Blue Leaves ∩( ・ω・)∩

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, fazendo esse post eu fique pensando que ter um blog é uma grande responsabilidade.
      Eu ficava muito confusa com esse negocio de tentar me organizar, agora eu só coloco minhas ideias num bloco e coloco tudo oq tenho q fazer na semana no caderno ai eu vou fazendo avulso, se eu programar muito acabo nao fazendo. Eu ainda estou me acostumando a checar email, eu simplesmente esqueço e quando vejo tem 1 zilhao de emails. Agora tento checar de 3 em 3 dias no maximo pra nao juntar. Bem, parece que voce esta no caminho certo.
      Que bom que gostou, obrigada pela visita :)

      Excluir
  5. Eu não uso, um caderno, uso uma mini agendinha super fofa *u* . Eu adorei as dicas, e tipo amei. Eu uso um computador familiar, mas quem usa mais sou eu. Meu notebook, estragou, e ainda não tive as condições certas para comprar outro, mas mesmo, assim coloco bastante coisa aqui. Amei, as dicas!

    http:/we-reserve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acho que conta como caderno. Nossa, deve ter sido horrivel ficar sem not. Que bom que gostou

      Excluir
  6. Oiii, tudo bem com você?
    Concordo com você nesses pontos, eu sou muito desorganizada, devia ter um caderno mas tenho preguiça, kkkk. Tenho computador e not do meu irmão, então ajuda muito. As vezes escrevo tão rápido que só quando posto e releio é que vejo, mas não são erros, eu esqueço de palavras e algumas letras, kkkk. Beijos.
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da preguiça mesmo, mas te digo que compensa fazer um esforcinho. Acontece bastante comigo também de faltas palavras ou letras porque eu escrevo muito rapido. Por isso eu releio 2 vezes antes de postar

      Excluir
  7. Acho que meu cérebro tem um bug, porque é assim: leio umas 5 mil vezes antes de postar e não encontro nenhum erro, ai eu posto e vou reler e parece que eu coloquei negrito, itálico e sublinhado em cada um, porque é a primeira coisa que vejo.
    Eu anotava as ideias para post numa folha, ai minha irmã comeu a folha e eu comecei a anotar num caderno de Deus, o que é irônico já que não acredito :/ .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk acredite que não é só com você. Isso acontecia direto comigo, agora tem diminuido. Antes de postar eu leio na opção de visualizar a postagem pronta ai quando vejo como vai ficar parece que consigo analisar melhor. kkkkkkkkkkkkkkkk gente que história louca. Ah, um pouco de ironia não faz mal a ninguem, mas compre um caderno que goste, vai te dar mais gosto de escrever. Obrigada pela visita

      Excluir
  8. Ahaha quem dera se meu caderno fosse arrumadinho também!
    Voltei com meu blog há poucas semanas, e estava procurando por dicas.
    Amei as ferramentas que você citou! Já comecei com um caderninho, mas preciso organizar pelo menos o básico nele hehe
    Parabéns pelo blog.
    Beeijos, Ingrid.

    utopianuvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei. O caderno é sempre um problema. Acha que esses cadernos de foto são feitos só pra fotos mesmo srsrsrsrsrsrs. Obrigada.

      Excluir
  9. Heey!
    Adorei as dicas, uso quase todas, menos a do caderno. Mas achei uma ótima ideia ter um, vou procurar um antigo aqui em casa e começar a arrumá-lo lol Realmente a vida de blogueiro não é nada fácil shauhsa' Adorei seu post, é de ótima ajuda ;3
    Zona Neutra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Nossa o caderno é super importante. Realmente ser blogueiro não é facil. Quando a gente vê já esta todo atolado com o blog. Que bom que ajudei. Obrigada pela visita

      Excluir
  10. OI Nami-san!
    Poxa obrigada por três comentário pela primeira visita!!! ^ ^)/
    Claro que não há problema de pegar meu desenho, pelo contrário fico feliz por ter gostado tanto dele!
    Em relação ao assunto do TG, sim acho que deveria não ter colcoado muitas censuras daquele jeito, algmas vezes nem dá para ver a personagem. A música dele na hora não foi com minha cara, mas já que anime que eu gosto, acabo entrando na lista de favoritos. ^^

    Kiss

    Tsuki no Shita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah disponha. Ah que bom, ele ficou tão lindo. Neh cara? Eu vou tentar ver quando sair em bluray, é o meu tipo de anime, mas não meu tipo de censura

      Excluir
  11. Desculpa, acabei nem comentando sua postagem.

    Desde escrita, imagem, isso acaba chamando atenção das pesoas.
    Sempre é legal anotar e deixar como rascunho suas ideias e depois publicar isso no blog, já que sou acostumada no pc, acabo fazendo rascunho no blog mesmo. rs

    Tanto no redes sociais, tanto na vida pessoal, na minha opinião ambas foram legais para ter contato. No caso do internet, a pessoa tem que retribuir para não deixar a pessoa em vácuo. Já conheci alguns blogs assim que até deixei de seguir... Mas aquelas pessoas que sempre lembra de vc, acho que a essa pessoa merece muitos seguidores no site. ^^

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr sem problema. Eu tenho uma pasta no notebook e um bloco de anotações porque eu tenho muita ideia e adoro escrever ai já viu. Também acho. Fico meio magoada quando comento no blog da pessoa e ela nem dá uma atençãozinha pra mim.

      Excluir
  12. gostei das dicas, apesar de já ter tido um blog antes não sabia de algumas... agora que resolvi começa um blog de novo vou segui-lás com certeza

    visita lá? http://winterofme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudarei com seu novo blog e espero que tenho sucesso com ele. Visito sim

      Excluir
  13. Adorei as dicas e realmente elas são precisas pra quem está começando ~ou quem tem~ um blog. Eu tenho que começar a escrever num caderno. Hoje mesmo, no ônibus enquanto ia pro colégio, eu tive algumas ideias. Ainda bem que não esqueci, pq tb n anotei u-u dajdiaidjaijda É bem importante, principalmente para seres como eu que têm bloqueios criativos frequentemente. E o editor de imagem também é essencial. Uso o Photoshop, mas, para blogs acho que o Photoscape é bem prático. Sempre tô usando ele, ;P
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que são uteis. É sempre bom anotar afinal nem sempre nossa memória nos premia neh? Exatamente o que você disse,ajuda bastante nos bloqueios. Eu uso o photoscape porque eu nao faço muita edição nas minhas imagens. Obrigada pela visita.

      Excluir